No dia 16 de março, mais de 400 líderes, autoridades e empresários da região sul de Goiás se reuniram em Morrinhos, com a iniciativa do SEBRAE, para o lançamento de uma proposta de desenvolvimento territorial e a criação da Agência Goiás Sul.
A agência, que conta com a participação de representantes dos 16 municípios do sul de Goiás, apresentou uma agenda estratégica do projeto Líder Sul, baseada em três macro objetivos: qualidade de vida, empreendedorismo e negócios, e cooperação e integração regional.
A missão da agência é promover o desenvolvimento sustentável da região sul de Goiás por meio de inteligência coletiva, de forma integrada e inovadora, valorizando negócios, cidades, pessoas e riquezas culturais.
Sobre o Programa:
O Programa LIDER Sul estimula desenvolvimento econômico e social em 16 municípios do sul de Goiás, congregando lideranças, empreendimentos e instituições. Goiás é a nona economia brasileira e possui forte setor industrial e de serviços, além de ser rico culturalmente. Região de Caldas Novas apresenta grande potencial turístico. Agência de Desenvolvimento Goiás Sul planeja estratégias para tornar a região um dos lugares com melhor qualidade de vida do país, incluindo desenvolvimento da saúde preventiva, incentivo ao empreendedorismo e negócios e cooperação e integração regional.
ESTRATÉGIAS:
O QUALIDADE DE VIDA:
1. Desenvolver a saúde preventiva, bem-estar e a cidadania;
2. Rede de cidades inclusivas (social e produtiva);
3. Redistribuição de repasses federais para ações e projetos regionais.
EMPREENDEDORISMO E NEGÓCIOS:
1. lncremento da produção e logística – encadeamento produtivo;
2. lnterconexão regional e ampliação da cadeia do turismo;
3. Fomento à educação e cultura empreendedora.
COOPERAÇÃO E INTEGRAÇÃO REGIONAL:
1. lnstância de governança regional para fomento de projetos;
2. Fortalecimento de instituições do 3° setor (associações, cooperativas, OSCs};
3. Fomento a instâncias de governança municipais voltadas ao desenvolvimento econômico (Conselhos, Comitês, Fóruns).