Encontro do Programa Líder Sul em Morrinhos

No dia 16 de março, mais de 400 líderes, autoridades e empresários da região sul de Goiás se reuniram em Morrinhos, com a iniciativa do SEBRAE, para o lançamento de uma proposta de desenvolvimento territorial e a criação da Agência Goiás Sul.

A agência, que conta com a participação de representantes dos 16 municípios do sul de Goiás, apresentou uma agenda estratégica do projeto Líder Sul, baseada em três macro objetivos: qualidade de vida, empreendedorismo e negócios, e cooperação e integração regional.

A missão da agência é promover o desenvolvimento sustentável da região sul de Goiás por meio de inteligência coletiva, de forma integrada e inovadora, valorizando negócios, cidades, pessoas e riquezas culturais.

Sobre o Programa:

O Programa LIDER Sul estimula desenvolvimento econômico e social em 16 municípios do sul de Goiás, congregando lideranças, empreendimentos e instituições. Goiás é a nona economia brasileira e possui forte setor industrial e de serviços, além de ser rico culturalmente. Região de Caldas Novas apresenta grande potencial turístico. Agência de Desenvolvimento Goiás Sul planeja estratégias para tornar a região um dos lugares com melhor qualidade de vida do país, incluindo desenvolvimento da saúde preventiva, incentivo ao empreendedorismo e negócios e cooperação e integração regional.

ESTRATÉGIAS:
O QUALIDADE DE VIDA:
1. Desenvolver a saúde preventiva, bem-estar e a cidadania;

2. Rede de cidades inclusivas (social e produtiva);

3. Redistribuição de repasses federais para ações e projetos regionais.

EMPREENDEDORISMO E NEGÓCIOS:

1. lncremento da produção e logística – encadeamento produtivo;

2. lnterconexão regional e ampliação da cadeia do turismo;

3. Fomento à educação e cultura empreendedora.

COOPERAÇÃO E INTEGRAÇÃO REGIONAL:

1. lnstância de governança regional para fomento de projetos;

2. Fortalecimento de instituições do 3° setor (associações, cooperativas, OSCs};

3. Fomento a instâncias de governança municipais voltadas ao desenvolvimento econômico (Conselhos, Comitês, Fóruns).